"Sem música não há vida, não há vida sem música"





sexta-feira, 12 de agosto de 2011



Scopitone (2)

A qualidade das cópias dos filmes em Scopitone nem sempre era a melhor - pelo menos tal como estão disponíveis hoje em dia no YouTube. Vale a pena, no entanto, ver o Scopitone realizado por Claude Lelouch para a canção de Johnny Halliday Pour moi la vie va commencer e admirar o extremo dinamismo das imagens que acompanham o estado nascente descrito nesta canção do "Ídolo dos Jovens" desses anos e que espelham o espírito da época.

Os dois exemplos finais que escolhi estão remasterizados. O primeiro é um belo tema de Michel Polnareff, mas interrompido por piruetas de Bond girls hiperactivas que estragam, a meu ver, o carácter intimista da canção.

O segundo exemplo é o meu preferido, apesar da interpretação algo exagerada - talvez propositadamente exagerada - de Sylvie Vartan. Mas este Scopitone contém no seu interior, como que mis-en-abyme, uma outra máquina de som, um gramofone, fazendo reflectir sobre os processos de difusão sonora. O assistente e secretário de Sylvie, Carlos, aparece a cantar de dentro da grafonola, o que completa o tom burlesco dado pela interpretação de Sylvie.

Espero que possam divertir-se pelo menos tanto como eu a escutar estas canções acompanhadas de imagens em Scopitone!





Link para o Scopitone de Sylvie Vartan com Carlos "2'35 de bonheur" em cima

Sem comentários:

Enviar um comentário