"Sem música não há vida, não há vida sem música"





sexta-feira, 12 de agosto de 2011


Scopitone (1)


Mas havia outro mistério por esclarecer, pois agora relacionava os Soundies dos anos 1940 nos Estados Unidos com algo que tenho visto com frequência no YouTube, porque gosto muito da música da década de 1960, a época da minha adolescência: então e o que eram os Scopitones que repetidamente via, nomeadamente quando se tratava de música francesa?

Foi esta a informação que consegui on-line: as máquinas Scopitone eram também um tipo de jukebox com som e imagem, tal como as Panorama - que no entanto eram bem mais bonitas... as Scopitone projectavam filmes de 16 mm. Os primeiros filmes Scopitone foram feitos em França nos anos 1960, e depois na Alemanha e na Inglaterra. Tal como os Soundies na década de 1940 nos EUA, também os Scopitones são considerados como precursores dos videoclips e duraram até ao final da década de 1960.

Aqui ficam dois exemplos, o primeiro um dos mais populares na época, Telstar com Eddy Vartan, o irmão de Sylvie Vartan, e o segundo, Calendar Girl de Neil Sedaka, um exemplo daquilo que muitos Scopitones usam como recurso principal, muitas bailarinas, lembrando os filmes de James Bond e as Bond girls da época, mas deve ser apenas l'air du temps... aqui ilustrando o tema da canção, a Calendar Girl.




Sem comentários:

Enviar um comentário