"Sem música não há vida, não há vida sem música"





terça-feira, 16 de agosto de 2011


Scopitone (4)


Itsi bitsi petit bikini de Richard Anthony é um dos mais populares filmes Scopitone dos anos 1960, e compreende-se bem porquê: a pequena revolução que a canção narra mudou para sempre os nossos hábitos de Verão. Enquanto Richard Anthony canta-narra o episódio, há uma personagem que comenta o acontecimento no refrão em tom blasé, como um coro cheio de ironia, quer em relação à jovem de bikini com medo de aparecer, quer em relação à atitude preconceituosa dos outros veraneantes, incluindo a própria comentadora.

Quem, de entre as adolescentes da época,  não se recorda da primeira vez que vestiu um bikini em vez do tradicional fato de banho?

A canção é a versão francesa de Itsy Bitsy Teenie Weenie Yellow Polka Dot Bikini cantada por Brian Hyland com apenas 16 anos, que chegou a ser nº 1 dos hits de vendas nos EUA em Agosto de 1960. A história que conta a canção baseia-se num episódio verdadeiro: o compositor, Paul Vance, estava na praia com a filha de 2 anos que usava um bikini amarelo às bolinhas e lhe inspirou a canção. Mais tarde, a editora manifestou a sua preocupação por a canção parecer demasiado ousada, ao que Vance terá explicado que a letra era inocente, já que se tratava da sua filha de 2 anos.

Os franceses, que não são propriamente conhecidos por partilhar a perspectiva puritana, deram outro tratamento ao tema, sem receio de parecer mais ou menos ousados...







Sem comentários:

Enviar um comentário