"Sem música não há vida, não há vida sem música"





terça-feira, 4 de janeiro de 2011




Luís Pinheiro de Almeida, o guardião da memória da música rock e ié-ié em Portugal


Quando em 2004 a minha filha Maria João descobriu a antologia em CD da EMI All You Need Is Lisbon - Beatles em Portugal, onde vinha publicado um dos temas do disco dos HI-FI no qual participei, "I Call Your Name", ainda eu não sabia que o autor dessa colectânea musical era o jornalista e autor do apreciado programa de rádio que passava ao sábado à noite na Rádio Renascença RFM, amigos d' Alex, Luís Pinheiro de Almeida. Esta antologia reúne, pela primeira vez em CD, 17 canções que estavam há décadas fora do mercado no formato original em vinil, acompanhadas de todas as capas dos discos seleccionados. São versões de temas dos Beatles interpretadas por artistas portugueses dos anos 1960. Em entrevista a http://www.thebeatles.com.br/, Luís Pinheiro de Almeida revela a co-autoria, pelo menos moral, de Teresa Lage, com quem co-editara em 2002 o importante livro Beatles em Portugal (na foto, Teresa Lage e Luís Pinheiro de Almeida com Paul McCartney).



A tempo do Natal de 2010, apareceu a colectânea Caloiros da Canção. É outra bela edição de Luís Pinheiro de Almeida, a festejar os 50 anos do rock português, homenageando o lançamento do primeiro disco de ié-ié em Portugal a 28 de Outubro de 1960 com Os Conchas e Daniel Bacelar, vencedores do concurso da Rádio Renascença "Os Caloiros da Canção", nas categorias de grupo e artista a solo. São 25 canções criteriosamente escolhidas por Luís Pinheiro de Almeida - vale a pena ler as suas palavras de apresentação da antologia, em que traça um quadro da época em termos musicais e de edição. Tal como a anterior colectânea, é um objecto de colecção que nenhum apreciador de música rock vai querer deixar de ter em casa, para ouvir e voltar a ouvir. Ofereci no Natal a amigos e familiares, e tenho a certeza que continuará a ser uma prenda apreciada em qualquer ocasião.

No que me toca, estou representada com o Conjunto Universitário HI-FI e o tema do nosso primeiro e único álbum "Back from the Shore", de Carlos Correia e António Figueiredo, a canção do single que mais gostava de interpretar.

Devo a Luís Pinheiro de Almeida o reconhecimento, muitos anos depois, desta etapa da minha vida, que foi no entanto tão importante na minha formação. Mereci dele o título de primeira voz feminina do ié-ié português, numa altura em que já nem sequer me lembrava de que era de facto, à época, a única rapariga nessas andanças em Portugal...

Obrigada ao Luís pelas importantes e valiosas publicações, e pelo reconhecimento da etapa inicial do meu percurso, e já agora daqui envio cheers a todos os ié-iés!

1 comentário:

  1. Obrigado eu, Ana, pela música, pelas recordações, pela amizade e a caminho... vem mais!

    Luís Pinheiro de Almeida

    ResponderEliminar