"Sem música não há vida, não há vida sem música"





sábado, 22 de março de 2014

"A Whiter Shade of Pale" - Entre Canções II





 Retomamos hoje no UNO a série Entre Canções que iniciámos a 26 de Maio de 2013 com "The Air that I Breathe" (1973) pelos Hollies e "Creep" (1992) pelos Radiohead.

A ouvir o que se passa nas árias entre canções, muito haveria a dizer... as intertextualidades, quer se trate de música, pintura, literatura ou outras artes, são um espaço imenso entre as artes, um espaço de diálogo, de grande dinâmica e criatividade. Nenhum autor consegue compor, pintar, escrever sem ouvir, ver, ler outros autores.

 
Desta vez, contemplamos a complexidade da canção dos Procul Harum "A Whiter Shade of Pale", do single de estreia do grupo em 1967, composta por Gary Brooker, Keith Reid e Matthew Fisher. Segundo os compositores, a inspiração terá vindo de uma frase ouvida ao acaso numa festa, onde um homem terá dito à acompanhante  "You've turned a whiter shade of pale".  A letra parece aludir a uma cena de sedução num ambiente de embriaguez. As referências musicais são às cantatas de J. S. Bach, Ich steh mit einem Fuss im Grabe, BWV 156 (1729), e Wachet auf, ruft uns die Stimme, BWV 140 (1731), também conhecida como Sleepers Wake, e ainda à canção de Percy Sledge "When a Man Loves a Woman" (1966).
 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário