"Sem música não há vida, não há vida sem música"





sábado, 1 de outubro de 2011


Scopitone (9)







Os Scopitones foram imensamente populares em França nos anos 1960 e daí passaram para a Alemanha, a Inglaterra e também para os EUA. Segundo David Galassie no artigo "The Visual Jukebox" (vd. http://www.loti.com/fifties_jukebox/Scoptione_The_Visual_Jukebox.htm), em 1964 a máquina era muito popular em Miami e Miami Beach e no nordeste dos EUA; em meados de 1964 havia já 500 máquinas em hotéis, bares e restaurantes chiques do "downtown" nova-iorquino, o que deixava de fora o público adolescente. Esta estranha estratégia publicitária, pelo menos aos olhos de hoje, talvez se devesse a um desejo de não entrar em competição com a jukebox só de som já existente.


Enquanto a jukebox tradicional americana divulgava a irreverência e juventude da música da época, os Scopitones nos EUA produziam uma música que parecia algo deslocada, como é visível neste primeiro Scopitone americano, em que Debbie Reynolds interpreta "If I Had a Hammer". A indústria americana tinha de produzir rapidamente vídeos para Scopitone que pudessem concorrer com os vídeos franceses, e Debbie Reynolds era proprietária de uma empresa associada da Harmon-ee Productions, a principal fornecedora de filmes americanos.

Como termo de comparação, e para podermos rever e voltar a ouvir Debbie Reynolds no registo de juventude e irreverência que foi o dela em Singing in the Rain (1952), aqui fica um segundo vídeo com um passo do filme em que ela interpreta, dançando, "All I Do Is Dream of You".

Por volta do final da década de 1960, os Scopitones estavam a terminar. De facto, as máquinas Scopitone deixaram simplesmente de existir nos sítios públicos onde serviam de diversão, mas a verdadeira causa terá sido a absorção dos pequenos filmes musicais que aí eram mostrados por uma outra máquina de som e imagem, que podia como as Scopitones estar em sítios públicos, mas cujo destino de eleição foi o espaço privado da casa de cada um de nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário