"Sem música não há vida, não há vida sem música"





domingo, 1 de maio de 2011


"Mini Mini Mini"
Masculino / Feminino com Hardy - Dutronc








Gostaria de o ter aqui disponível, mas espero que possam ver e ouvir o vídeo com a canção "Mini Mini Mini" interpretada por Françoise Hardy e Jacques Dutronc, seguindo o link acima indicado. É curioso rever canções interpretadas nos anos 1960 em França por pares célebres, pois de algum modo vem à superfície o debate sobre o género, já que a década foi próspera em movimentos reivindicativos da juventude, que passavam muito pela afirmação na música popular.


É assim que esta canção, sobretudo uma crítica ao mundo da publicidade, acaba por versar também, de modo muito irónico, o tema masculino / feminino, mais conhecido através do filme de Jean-Luc Godard de 1966, Masculin - Féminin. Com música de Jacques Dutronc e letra de Jacques Lanzmann, "Mini Mini Mini" é uma lengalenga de trocadilhos com as palavras "mini" e "maxi", uma crítica à substituição dos termos mais óbvios "petit" e "grand" na publicidade. A antinomia "mini / maxi" desenvolve-se usando a táctica mais comum da linguagem publicitária, a repetição, numa enumeração em nonsense, que mostra justamente a falta de sentido desse tipo de linguagem, apelando mais ao nosso inconsciente e muito pouco à nossa razão. A música, ritmada e repetitiva, acentua essa mesma postura crítica da letra. O vídeo, a preto e branco, vai mostrando alternadamente Jacques e Françoise em tamanhos mini e maxi. Durante a lengalenga, só Jacques canta, num tom agressivo e semi-enfadado. Mas, no final, Françoise faz uma desmontagem da linguagem publicitária, dizendo, sem música, o seguinte texto à la Palisse, ridicularizando, com um humor que desarma argumentos, o uso de "mini" e "maxi" na publicidade:



"Eh bien, je porte des mini-jupes simplement parce que je n'ai pas des mini-jambes; si j'avais des mini-jambes, peut-être je porterais des maxi-jupes. Évidemment en France pour ce qui est la façon de s' habiller, les gens quelquefois ont un mini-esprit - alors qu' en Angleterre, regardez, tout le monde porte mini-jupe, même les Écossais!"

Sem comentários:

Enviar um comentário