"Moon River", com música de Henry Mancini e letra de Johnny Mercer, venceu o Academy Award for Best Song de 1961 no filme Breakfast at Tiffany's, com a actriz Audrey Hepburn. Aqui fica também a versão moderna das Puppini Sisters.
sábado, 20 de julho de 2013
Canções em Versões - "Ain't She Sweet"
Este standard de música de jazz e pop era, no universo do meu programa de rádio UNO, o tema de fundo dos textos de Lewis Carroll Alice's Adventures in Wonderland (1865) e Through the Looking-Glass and What Alice Found There (1871), pelo seu ritmo saltitante e juvenil, que tão bem acompanha a irreverência e humor de Alice. Poucas vezes me diverti tanto como a gravar as vozes para esses textos nos estúdios da RJC/TSF em Coimbra com os técnicos da rádio e os convidados do programa, entre os quais Rafael Patrício, Sílvia Fernandez, Maria Manuel Almeida, Fernando Taborda, Isabel Correia de Oliveira, Rosa Lopes Ribeiro e outros. Recordo com saudade estas sessões de gravação.
Aqui fica, de baixo para cima, "Ain't She Sweet", de Milton Ager e Jack Yellen, na versão original de 1927 de Ben Bernie, e nas versões de Benny Carter; na versão dos Beatles gravada em Hamburgo em Junho de 1961, com Peter Best em bateria, e numa versão posterior com Tony Sheridan; finalmente na versão que faz parte da banda sonora do filme de Woody Allen Midnight in Paris, por Enoch Light e sua orquestra.
Este standard de jazz de 1934, da autoria de Frank Perkins e Mitchell Parish, poderá ter-se inspirado
numa chuva de estrelas cadentes (ou chuva de meteoros) em Alabama em Novembro de 1833, "the night the stars fell". Deixamos aqui a melodia em versões minhas preferidas, imortalizando, como diz o texto da canção, uma "last night" de glória.