"Sem música não há vida, não há vida sem música"





terça-feira, 19 de abril de 2016

"Januária" de Chico Buarque e o quadro em que se inspirou, de Di Cavalcanti


"Januária",
canção de Chico Buarque de Hollanda, inspirada num quadro oferecido pelo pintor Di Cavalcanti





Finalmente consegui, via José Pedro Delgado, uma imagem do quadro Januária de Di Cavalcanti, assinado e datado de 1967, embora a preto e branco e um tanto de lado, numa revista de 1968. Clique em baixo para ver a imagem e o artigo da revista:

RFeminina de 28 de Janeiro de 1968


      "Mas agora Chico está terminando uma nova música com o nome de mulher - Januária, e essa tem sua história. Que começou aliás antes de Carolina. Januária foi o nome escolhido por Chico para a mulher bonita, pintada por Di Cavalcanti e que ilumina com sua graça e suas côres uma das paredes de seu apartamento, ao lado de outros Di Cavalcanti e uma paisagem de Scliar.
       E sempre com seu sorriso, quase desconfiado, êle nos conta que Januária existe mesmo. "Assim que o quadro chegou, gostei dela". "No princípio pensei que o fundo pintado por Di fôssem janelas, por isso surgiu a Januária à janela, como diz o samba, e para segui-la fiz a Carolina, que também à janela via o tempo passar". "Depois cheguei à conclusão que Di Cavalcanti havia pintado os Arcos da Lapa e não simples janelas. Mas as músicas ficaram assim e suas donas continuaram também à janela".


Aqui fica uma imagem do Arco da Lapa, e a "Carolina":







Aqueduto da Carioca, Leandro Joaquim, c. 1790


Os Arcos da Lapa ficam na Lapa, no centro do Rio de Janeiro, e são conhecidos como berço da boémia da capital carioca

Créditos das imagens:
milevo.com.br
pt.wikipedia.org





sábado, 2 de abril de 2016

Canções em Versões - "Januária"

 
 Retomamos hoje uma publicação deste blogue de 8 de novembro de 2013, para actualizarmos a informação sobre a canção de Chico Buarque e o quadro de Di Cavalcanti no qual se inspirou (mais no próximo post).


 
 
 

 
 
Esta belíssima composição de Chico Buarque de Hollanda data de 1967 e inspirou-se no quadro com o mesmo título oferecido ao cantor pelo pintor carioca Di Cavalcanti. Na impossibilidade de encontrar uma imagem desse quadro intitulado Januária, reproduzo aqui alguns quadros de Di Cavalcanti com o mesmo motivo, mulher à janela. Do ponto de vista sociológico, este motivo mostra a situação da mulher no séc. XX ainda: no espaço doméstico e familiar, à janela mas olhando na direcção  do pintor que as retrata, e de costas para fora, onde decorre o "mundo dos homens".
 
 
 
 
Mulata na janela com pássaro (1965)
 
 
 
 
Mulata em fundo verde (1963)
 
 
 
 
 Mulher

 
 
 
Mulata em rua vermelha
 

Uma canção por dia: "Itararé", Olivia Hime

 


Sugestão de José Pedro Delgado, em boa hora!
Olivia Hime canta uma polca de Chiquinha Gonzaga de 1897, com letra de Hermínio Bello de Carvalho.